Aprenda a fazer uma tainha
COORDERNADAS DE GPS: - COMO CHEGAR?

 Aprenda a fazer uma tainha recheada com farofa de camarão

Prato com frutos do mar é típico de Florianópolis
Para os nativos de Florianópolis, o começo do inverno é sinônimo de tainha fresca. Os manezinhos e pescadores esperam a chegada desta época do ano para saírem à pesca. Pratos com tainha são tão tradicionais que se tornam pretextos para o encontro do final de semana. A iguaria também não fica de fora do cardápio dos turistas que visitam a cidade nessa época do ano.
Escalada, grelhada, frita ou com farofa, não importa: comer tainha é obrigação no inverno catarinense. No restaurante Bate Ponto é possível comer a tainha recheada com farofa de camarão. Confira a receita do chef Marcelo Coelho:
Ingredientes:
— Tainha fresca
— Sal a gosto
— 1 Limão
— Pimenta a gosto
— 250g de camarão
— Farinha de Mandioca
— Manteiga
— Azeite de oliva
Modo de fazer:
1ª parte
- Limpar e abrir pela barriga uma tainha de 1,2kg (é importante que seja pela barriga, para que o fechamento dela fique mais discreto, deixando o prato mais bonito)
- Deixar a tainha marinando no sal, limão e tempero a gosto, de 10 a 15 minutos
- Lembre-se: pré-aqueça o forno durante 10 minutos, a 220ºC
2ª parte
Enquanto a tainha está marinando, prepare a farofa de camarão, que será o recheio do tradicional peixe:
250g de camarão miolo (eviscerado)
200g de farinha de mandioca
Sal e pimenta a gosto
Regar a panela com 01 colher (de sopa) de manteiga e azeite de oliva, dourar os camarões e misturá-los com a farinha e os temperos. Acrescentar cheiro verde. Levar ao fogo por 05 minutos. Mexa os ingredientes cuidadosamente para não queimar.
3ª parte
Após preparar a farofa e com a tainha marinada recheie-a com a farofa de camarão, ajeitando-a com uma colher. É importante que a tainha não fique estufada, para que a finalização do prato seja bonita. Após recheada (é normal sobrar farofa), coloque o peixe de barriga para cima e feche-o com palitos de dente, dando intervalos de 02 a 03 centímetros entre cada palito.
4ª parte
Coloque a tainha em uma forma e leve-a ao forno pré-aquecido, durante 25 minutos. Monitore o forno, regando a tainha com um fio de azeite de oliva para dourar o peixe e deixá-lo mais saboroso.
Acompanhamento: pirão e arroz.
Rendimento: 2 pessoas
Tempo de preparo: 40 a 50 minutos.
Fonte: www.hagah.com.br
Português Brasil Español English Italiano
Guia Regional - Ano: | ANUNCIE EM NOSSO SITE | FAÇA SEU CADASTRO |
Sites e Sistemas Web